domingo, 7 de julho de 2013

Brasil está entre os países mais espiados pelos EUA

Os tukkkanus piram...


Dados fornecidos por Edward Snowden mostram que milhões de e-mails e ligações de brasileiros foram espiadas pela NSA dos Estados Unidos, sendo o Brasil um dos alvos prioritários da atividade da agência, ao lado de nações como China, Rússia, Irão e Paquistão.
Glenn Greenwald assina a reportagem em parceria com jornalistas brasileiros. Foto de Gage Skidmore
O jornal O Globo, do Rio de Janeiro, informa na sua edição deste sábado que o Brasil “aparece destacado em mapas da agência americana [NSA] como alvo prioritário no tráfego de telefonia e dados (origem e destino), ao lado de nações como China, Rússia, Irão e Paquistão”. Apesar de dizer ser incerto o número de pessoas e empresas visadas no Brasil, o jornal afirma que “há evidências de que o volume de dados capturados pelo sistema de filtragem nas redes locais de telefonia e internet é constante e em grande escala”. O artigo é assinado por Glenn Greenwald – o jornalista do britânico Guardian que revelou ao mundo a fuga de informação promovida por Edward Snowden – e por dois jornalistas brasileiros, Roberto Kaz e José Casado.
Para aceder às redes de telecomunicações e Internet do Brasil, a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos usa programas com parceiros empresariais capazes de lhe fornecer acesso às comunicações internacionais. Um desses programas, revela agora O Globo, é o Fairview, que viabilizou a recolha de dados em redes de comunicação no mundo todo. A NSA, através de uma parceria com uma grande empresa de telecomunicações americana, que, por sua vez, mantém relações de negócios com outros serviços de telecomunicações, no Brasil, consegue assim acesso às redes de comunicações brasileiras.
O documento a que O Globo teve acesso descreve o sistema da seguinte forma: “Os parceiros operam nos EUA, mas não têm acesso a informações que transitam nas redes de uma nação, e, por relacionamentos corporativos, fornecem acesso exclusivo às outras [empresas de telecomunicações e fornecedores de serviços de internet].”
Os documentos a que o jornal brasileiro teve acesso, porém, não esclarecem qual a empresa americana que tem sido usada pela NSA como uma espécie de “ponte”. “Certo mesmo é que a NSA usa o programa Fairview para aceder diretamente ao sistema brasileiro de telecomunicações. E é este acesso que lhe permite recolher registos detalhados de telefonemas e e-mails de milhões de pessoas, empresas e instituições”, diz o artigo.
“Espionagem nesse nível, e em escala global, era apenas uma suspeita até o mês passado, quando começaram a ser divulgados os milhares de documentos internos da agência coletados por Snowden dentro da NSA” afirma o artigo. “Desde então, convive-se com a reafirmação de algumas certezas. Uma delas é a do fim da era da privacidade, em qualquer tempo e em qualquer lugar”, conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário