sexta-feira, 1 de março de 2013

Documentário quer ser contraponto às comemorações de 50 anos do golpe



“1964: Um golpe contra o Brasil”, de Alípio Freire, será lançado neste sábado com a proposta de se difundir por escolas, cursinhos e Universidades de todo país
 O que pretendiam os estadunidenses e a elite brasileira com o golpe militar? Isso é o que busca explicitar o documentário “1964 – Um golpe contra o Brasil”, do diretor Alípio Freire, que será lançado neste sábado (02), às 14h, no Memorial da Resistência de São Paulo, na capital paulista. Após a exibição gratuita, haverá debate com o diretor.
O documentário aborda o período desde a eleição do presidente Jânio Quadros, em 1961, até a posse do militar Castelo Branco, em 1964. Segundo o diretor, em declaração no vídeo promocional da obra, o documentário é uma ferramenta para que jovens possam compreender as razões da resistência.
“Esse filme surge de uma decisão do Núcleo de Preservação da Memória Política. Uma vez que no próximo ano completam 50 anos do golpe civil-militar de 1964. E nós percebemos que os jovens - quando eu falo jovens são aqueles com menos de 50 anos - não conhecem a história.”
Alípio Freire ficou preso entre os anos de 1969 a 1974 por conta da oposição à ditadura civil-militar (1964-1985).
O documentário “1964 – Um golpe contra o Brasil” será amplamente divulgado em escolas, cursinhos e Universidades de todo país. Já estão previstas exibições em Salvador (BA) e nas cidades do interior paulista Campinas, Ribeirão Preto e São Bernardo. Também devem exibir o documentário Argentina, Chile e França.
O filme é uma parceria do Núcleo de Preservação da Memória com a TVT - TV dos Trabalhadores. Conta com o apoio do Memorial da Resistência e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O Memorial fica no Largo General Osório, 66, bairro da Luz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário