quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Forças sírias em alerta máximo na fronteira com a Turquia

  
Imagen activa(Prensa Latina) Todas as forças sírias se encontram em estado de máximo alerta na fronteira com a Turquia para responder a qualquer ataque vindo desse país, informou hoje uma fonte militar.

As tropas sírias (forças aéreas, terrestres e marítimas) estão a todo alerta para responder a qualquer agressão turca, assegurou o porta-voz que solicitou anonimato.

Afirmou também que é a Turquia que viola diariamente a soberania síria ao disponibilizar seu território para a passagem de Jihadistas e agentes da rede terrorista Al-Qaeda, que fomentam um clima de violência nesta nação do Levante.

Há várias horas o ambiente na fronteira turco-síria se esquentou depois da explosão de uma bomba de morteiro no povo turco de Akçakale, supostamente disparada durante um confronto entre grupos e forças do Exército Árabe Sírio (EAS).

Segundo fontes em Ancara, o governo turco ordenou e o Exército executou operações de resposta contra pontos próximos à fronteira na província síria de Idleb, a 320 quilômetros ao norte da capital, ainda que só se usaram balas de efeito, assegurou uma fonte.

O operativo que Ancara atribui às forças governamentais sírias ocorreu em uma região com forte presença de grupos irregulares com base na Turquia e que recebem apoio desse país, alertam analistas, que não descartam que o incidente seja usado para provocar um confronto armado entre ambas nações.

Nesta quarta-feira, o vice-primeiro ministro turco, Bülent Arinc, praticamente fez uma declaração de guerra quando ameaçou dizendo que o incidente exige uma resposta segundo o direito internacional.

É a gota dágua e aplicaremos represálias, agregou Arinc, citado pelo diário turco Hurriyet.

Ontem à noite o ministro sírio de Informação, Omran Al-Zoubi, disse que diante deste tipo de incidente fronteiriço, que ocorre entre dois vizinhos, os governos devem agir com "prudência e de maneira racional e responsável".

Especialmente neste caso, porque existem grupos armados na fronteira sírio-turca, com agendas e identidades diferentes entre si, o que significa uma ameaça à segurança da Síria e à regional.

Ao mesmo tempo, Al Zoubi expressou condolências às famílias das vítimas e ao povo turco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário