quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Líder nas pesquisas, candidato à Presidência do México comete gafe em coletiva. Enrique Peña Nieto não soube citar nome de três livros; pelo Twitter, filha xingou seus críticos de proletários

Socorro Zapata! Socorro Villa!



O candidato à Presidência do México Enrique Peña Nieto, do PRI (Partido Revolucionário Institucional), passou por um sério constrangimento que teve início em uma coletiva de imprensa realizada no último sábado (04/12). Na ocasião, ele participava da Feira Internacional do Livro de Guadalajara e lançava uma publicação de sua autoria: “México, a Grande esperança” (tradução livre). No entanto, ao ser perguntado por um repórter do jornal espanhol El Mundo sobre quais os títulos e autores que mais marcaram sua vida pessoal e política, Peña Nieto não foi capaz responder.
 

Peña Nieto, na FIL de Guadalajara

Não bastasse o episódio da gafe, que durou cerca de dez minutos, ele ainda teve que pedir desculpas pelo comportamento de sua filha, que proferiu uma série de insultos às pessoas que criticavam o seu pai, os chamando de prole (forma coloquial para proletários, em espanhol).
 
Nas pesquisas, Pena Nieto tem cerca de 15 pontos de vantagem sobre Andrés Manuel López Obrador, do PRD (Partido da Revolução Democrática). O candidato do PAN (Partido da Ação Nacional), do atual presidente Felipe Calderón, ainda não definiu candidato. O pleito está marcado para 1º de julho de 2012.
 
Nervosismo
 
”Ora, li vários, desde romances, que preferi em particular. É que dificilmente me lembro dos títulos dos livros...a Bíblia é um deles”, afirmou Pena Nieto, no momento em que foi perguntado. Em seguida, tentou consertar: “Gosto da Cadeira da Águia (La Silla del Águila), de Enrique Krauze (errando o nome do autor, Carlos Fuentes). Ah, e li a Bíblia, mas não ela inteira”, disse o candidato, começando a aparentar sinais de nervosismo.

Wikimedia Commons
O candidato do PRI, Enrique Peña Nieto
 
”As leituras históricas são de meu particular agrado”, completou,olhando para seus assessores em busca de ajuda. Estes olhavam para os lados, coçavam a cabeça e tentavam fazer gestos com as mãos e labiais, sinalizando para que ele mudasse de assunto. O constrangimento durou, no total, dez minutos.
 
Foi a primeira coletiva de imprensa de Pena Nieto concedia como candidato. Antes dela,  candidato havia feito um discurso de 45 minutos sobre investimentos em cultura e educação. Também sugeriu investimentos em segurança, combate à pobreza e defendeu alguns projetos liberais, como abrir a petrolífera estatal Pemex ao capital estrangeiro.
 
Peña Nieto é advogado, tem 45 anos e foi governador do Estado do México até setembro deste ano, quando anunciou sua intenção de suceder Calderón. É casado com a atriz Angélica Rivera, famosa no México por sua carreira em novelas. 
 
Repercussão
 
Um dos líderes do PAN, Luís Enrique Merado, afirmou que Pena Nieto se revelou um “personagem criado em um estúdio”. Já Porfírio Muñoz Nieto, parlamentar do Partido dos Trabalhadores, que apóia Obrador, foi mais duro. “O México não pode voltar a ser governado por um analfabeto. Estamos diante de um caso inusitado de um homem que escreveu mais livros que leu. Poderia ao menos ter se lembrado da Branca de Neve e os Sete Anões”, ironizou.
 
Em 2006, ele apoiou Calderón na vitória contra Obrador, em resultado que foi questionado pela Justiça e nas ruas.
 
Poucos depois da  entrevista, sua hesitação gerou uma avalanche de comentários nas redes sociais. Trending Topic durante três dias seguidos com a hashtag #LibrariaPenaNieto, a resposta do candidato gerou tuítes bem humorados, como “Muito Face e pouco Book” ou “Leitura de Pena Nieto: Eu tenho um sonho, de Martin Burger King”.
 
“Qual o autor favorito de Pena Nieto? Gael García Marquez”, em piada que mistura o nome do ator mexicano Gael García Bernal com o escritor colombiano Gabriel García Márquez; “Qual sua opinião sobre Laranja Mecânica? Pena Nieto:sou contra os transgênicos”, também estiveram entre as brincadeiras mais divulgadas.
 
Desculpas e ofensas
 
Pena Nieto tentou, no domingo, dar o assunto por encerrado ao postar uma mensagem em sua conta no Twitter: ”Estou lendo tuítes sobre meu erro no sábado. Alguns muito críticos, outros engraçados. Agradeço a todos, sigamos trabalhando pelo México”
 
No entanto, o tema voltou à tona quando sua filha Paulina postou em sua conta no Twitter – @Pau_95Pena – um retuíte de seu namorado. A mensagem ofendia as pessoas que criticavam ou ironizavam seu pai. “Saudações a todo esse bando de idiotas, que fazem parte da prole e só criticam a quem têm inveja”.
 
Horas depois, além de apagar a mensagem, Paulina chegou a encerrar sua conta por algumas horas no Twitter. Depois, voltou ao microblog alegando que preferia evitar contas falsas em seu nome.
 
Chegou a se desculpar duas vezes: ”Foi um impulso de minha parte ao ler alguns tuítes que ofendiam meu papai e a memória de minha mãe. Hoje aprendi uma grande lição”.”Quero oferecer desculpas de todo coração. Minha intenção com esse RT (retuíte) jamais foi ofendê-los. Reconheço que fiz mal e lamento.”
 
O episódio gerou um novo trending topic, com o hashtag #SoyProle (sou Prole). 
 
As desculpas, no entanto, não foram suficientes. Paulina tem recebido, desde então, uma série de críticas por sua atitude. Entre as respostas que recebeu, destaque para: “Já te explicaram que caso seu papai ganhe ele será nosso empregado?”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário