segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

China ressalta criação da Celac com meta integracionista


O futuro do planeta passa longe do complexo mafio-midiático- neoliberal-militar encabeçado pela dupla  Pentágono-OTAN e seus sócios menores (nazi-sionismo, fascismo árabe, narcotráfico & mídia corporativa global) 



Imagen activa
(Prensa Latina ) A China qualificou hoje de importante meta na integração regional o estabelecimento da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), ao refirmar a vontade de desenvolver uma cooperação de benefício mútuo com esse bloco.


O nascimento deste fórum, constituído oficialmente no último fim de semana em Caracas, foi saudado pelo porta-voz da Chancelaria Hong Lei, que disse que seu país valoriza o positivo papel daqueles países nos temas regionais e internacionais.

Este reconhecimento de Celac esteve precedido por uma mensagem do mandatário Hu Jintao a seus homólogos da Venezuela, Hugo Chávez, anfitrião da cúpula de fundação da comunidade, e Sebastián Piñera, do Chile, cujo país recebeu a presidência pró tempore da nova entidade regional.

De acordo com o texto difundido ontem aqui, a China considera que este acontecimento fará grandes contribuições à unidade e à coordenação na região citada bem como aos esforços conjuntos para enfrentar os desafios globais.

Enquanto isso, um artigo publicado pelo jornal China Daily ressalta que a criação da Celac reflete a crescente influência da América Latina e do Caribe na tendência para a multi polarização da governança mundial.

A fundação do bloco constitui um grande avanço na integração e ajudará seus estados membros -33- a resolverem os maus entendidos, as diferenças e tensões, bem como a fortalecer sua capacidade para prevenir a ingerência estrangeira na zona.

Como entidade regional da qual estão excluídos os Estados Unidos, a Celac pode se converter em uma alternativa à Organização de Estados Americanos, dominada por Washington, segundo explica o professor Sun Hongbo, autor do artigo e vinculado ao Instituto de Estudos Latino-americanos da Academia de Ciências Sociais da China.







Nenhum comentário:

Postar um comentário