quarta-feira, 10 de agosto de 2011

TEM UM CHIP DO TEA PARTY NA CABEÇA DE CADA DIRIGENTE EUROPEU NESSE MOMENTO

A mais atual versão do fascismo


Carta Maior

Em uma 4º feira de novas quedas nas bolsas da Europa e dos EUA, dirigentes europeus tentam acalmar os mercados bovinamente com promessas de novas rodadas de arrocho fiscal, que só farão aprofundar a crise e a recessão. Berlusconi promete antecipar cortes de isenções fiscais, escalpelar aposentadorias e liberar privatizações em massa até dia 18. 

Na Espanha, viúvas já perderam bonificação anual em algumas províncias. O preço do transporte sofreu uma alta de 50% , as pesquisas indicam vitória da direita na sucessão de Zapatero e o premiê continua a falar em ‘ajuste'. Acossado por dúvidas sobre a saúde de bancos franceses, com carteiras atreladas a títulos públicos, Sarkozy equilibra-se na ponta dos pés, empina o nariz gaulês e bate forte no peito: cortar, cortar, cortar.  Espanha e Itália tem que colocar algo como  US$ 375 bilhões em títulos públicos até dezembro junto a investidores ariscos. 

Fundos de investimento ferozes e capitais deliquentes, desses que saem quebrando tudo pela frente --famílias, países, nações-- querem 'garantias' de austeridade que se traduzam em juros maiores. 

A esses Cameron não ameaça com cacete & canhão de água. 

Infectados por um vírus que os impede de contrastar a lógica financista, os dirigentes europeus cumprem sem ganir, nem mugir, o roteiro do matadouro. E empurram o mundo para o abismo da recessão. O Tea Party está inscrustrado como um chip na cabeça de cada um deles nesse momento.  

Nouriel Roubini já havia antecipado: deixada à própria lógica, essa crise se desdobra em outra. Começou como crise imobiliária nos EUA; virou uma crise financeira; atingiu sua fase fiscal com Estados que se arrebentaram no socorro trilionário a bancos e especuladores. Agora vive o cume político que paralisa países e incendeia populações acuadas. 

A solução é renegociar a digestão do imenso débito egresso da desregulação do sistema financeiro. Dilatar prazos e reduzir  juros para sobrar espaço ao crescimento, sem o qual não há saída.

A persistir a lógica atual , as chamas de Londres serão lembradas como a faísca de um incêndio maior. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário