quarta-feira, 8 de junho de 2011

OTAN recrudesce bombardeios sobre Trípoli após dia mais violento


  
Imagen activa
(Prensa Latina) Novas explosões e voos rasantes de aviões da OTAN estremeceram hoje esta capital, depois que na terça-feira morreram ao menos 31 pessoas em 60 bombardeios, basicamente contra um complexo residencial de Muamar Kadafi.



Mais:


 Filha de Kadafi denuncia em Bruxelas crimes da OTAN


A aviação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) realizou sua primeira incursão às 01:45 desta quarta-feira (23:45 GMT) na área de Bab Al-Aziziyah, a mais castigada ontem, no que foi o dia mais violento desde o início da agressão contra a Líbia.

Além dos fortes estrondos pelas bombas, era visível esta madrugada colunas de fumaça escura, pois os ataques prolongaram-se até quase o amanhecer, confirmaram residentes no referido distrito do centro de Trípoli.

A maioria dos edifícios em Bab Al-Aziziyah, onde o líder líbio tem uma de suas residências, estão destruídos pelos sucessivos golpes militares da aliança atlântica que ocorrem já há mais de duas semanas neste lugar, o mais intenso na terça-feira com 60 ataques a plena luz do dia.

O porta-voz do Governo, Moussa Ibrahim, confirmou que 31 pessoas perderam a vida por essas ações e numerosas mais ficaram feridas, muitas delas civis, apesar dos aliados terem afirmado que seus objetivos eram unicamente instalações militares.

Só na segunda-feira a aviação destruiu imóveis da televisão estatal, incluídos sistemas de satélites, plataformas de transmissão, veículos e outras dependências que os agressores consideraram centros de comando e controle, segundo o Ministério líbio de Informação.

Após a série de bombardeios, Kadafi dirigiu ontem à noite uma alocução à população através do canal público Al Jamahiriya na qual incentivou a resistência frente os agressores e prometeu que só sairá da Líbia morto, pois lutará até o final.

"Temos uma única opção: permaneceremos em nossa terra vivos ou mortos... O martírio é um milhão de vezes melhor que a rendição", sentenciou o veterano dirigente que cumpriu na terça-feira 69 anos.

Enquanto isso, os confrontos entre o Exército regular e os destacamentos rebeldes continuaram em regiões do leste do país em torno de Ajdabiyah e do território petroleiro de Brega, com poucas mudanças, apesar do apoio da aviação da OTAN aos insubordinados.

Também persistem os combates na região oeste, basicamente na periferia de Misratah e em áreas das Montanhas Ocidentais vizinhas ao povoado de Yafran, nas mãos dos insurgentes há dias, de acordo com várias fontes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário