quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Agora é na Arábia Saudita


Nossa geração está tendo o privilégio de testemunhar uma série de eventos capazes de trazer mudanças efetivas no cenário político mundial. Poucos períodos históricos atingiram as dimensões que as revoluções árabes estão atingindo, poucas vezes se viu o povo tomar para si as rédeas de seu futuro como agora. Se este mesmo povo  quem vem derrubando ditaduras como peças de dominó seguirá soberano não se pode prever, mas é emocionante o que essa brava gente está fazendo. O que se viu até agora equivale historicamente (trata-se de uma abstração) a uma Revolução Francesa, se o povo botar para correr a corja dos Al Saud da Arábia Saudita, teríamos algo próximo de uma Revolução Russa. Só falta um Lenin. 

Riadi antecipa medidas anti Revolução
O rei Abdallah, da Arábia Saudita, regressou a Riade, esta quarta-feira, depois de uma ausência de três meses devido a problemas de saúde.
Face à vaga de mudanças que atinge os países árabes o monarca antecipa-se e anunciou uma série de medidas sociais destinadas a funcionários públicos e estudantes.
Abdallah também indultou um grande número de prisioneiros sauditas.
A Arábia Saudita, com cerca de 29 milhões de habitantes, é o maior produtor de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo mas os níveis de desemprego foram em 2009 de 10,5%.
Aproveitando o vento da revolução que sopra nos paises vizinhos os jovens sauditas convocaram através da rede Facebook uma manifestação para o próximo dia 11 de Março para reclamarem mais liberdade para as mulheres e a libertação dos prisioneiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário