sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Esse Nobel da Paz era do Lula hein...

Pela paz, não pela guerra


Ninguém trabalhou mais pela paz mundial nesse ano que o Presidente Lula, a diplomacia brasileira conseguiu conter a sanha imperial do império contra o Irã, ao menos por hora. Quebrou o consenso imposto pelos EUA a seus capachos sobre a necessidade de se criminalizar o Irã, preparando a coalizão que deveria se apossar das riquezas desse país, como foi feito com o Iraque. 

Não podemos esquecer que essa guerra pode atingir proporções catastróficas para toda a humanidade, como já observaram diversos analistas, dentre eles Fidel Castro. 

É bom lembrar que o vencedor do ano passado foi Barack Obama,  o mesmo que ao receber o Prêmio Nobel da Paz defendeu as guerras do Iraque e do Afeganistão, num fato inédito. Parece que a escolha do contemplado está sendo feita por uma comissão de técnicos do Pentágono.

Não  conheço a história do chinês premiado esse ano, é possível que sua luta seja justa, mas como ele há muitos em Guantánamo, ou nas prisões dos EUA, na Colômbia, na Arábia Saudita, etc. Esse prêmio é sob medida para os interesses imperialistas dos EUA, abafa a questão iraniana, pois se Lula tivesse ganho o Nobel o discurso pacifista ganharia força, e ficaria mais difícil arrasar o país persa. E de quebra dá mais uma cutucada na China, a grande potência rival do yankees. 

Ao que tudo indica, o Prêmio Nobel está perdendo de vez sua credibilidade, converteu-se numa espécie de Oscar, atendendo mais aos interesses da grande indústria do que da arte, ou da paz.



PS: E ainda deram o Nobel de Literatura para o neoliberal Mário Vargas Llosa, tucano do Peru. Ano que vem eles dão pro Jabor.

PS II: Imaginem qual será a posição de Serra sobre a invasão ao Irã, caso ele vença a eleição (bate na madeira), é capaz dele colocar a Petrobrax como patrocinadora do saque.


     

Um comentário:

  1. Eu acho até que esse prêmio era pra ser do Bush, mas não deu tempo, brincadeira, uma vergonha, uma vergonha!!!

    ResponderExcluir