quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Venezuela já deu a senha, só a mobilização popular pode barrar o Golpe


Abaixo a Ditadura!


Em 11 de abril de 2002 a burguesia venezuelana, em parceria com o PIG local, deu um Golpe de Estado, derrubando o presidente eleito democraticamente Hugo Chaves. O que vemos atualmente no Brasil é algo parecido, mais sutil e menos violento do que ocorreu com nossos vizinhos, mas essência é a mesma, trata-se de um assalto ao poder.

Quem ainda não viu tem que ver o documentário "A revolução não será televisionada", que mostra em detalhes como a mídia venezuelana executou o Golpe. A direita já comemorava o feito, quando uma imensa manifestação popular se dirigiu a palácio de Miraflores, sede do governo nacional da Venezuela. Os golpistas foram pegos de surpresa, e não puderam conter a força do povo. Evidente que o papel do exército nacional, em boa parte pró Chaves, foi fundamental para a reconquista do poder. Mas caso não houvessem mobilizações populares de massa, dificilmente os militares chavistas teriam tido legitimidade para expulsar a direita de Miraflores.

Claro, muitos farão referência ao que se passou em Honduras, que aliás, tem mais proximidade com o que está sendo tentado no Brasil, um Golpe via judiciário. Contudo, nossa sociedade civil está mais próxima da venezuelana, e em nosso país as instituições estão mais consolidadas que as do país centroamericano, infelizmente localizado em uma região historicamente vítima de ingerência direta do imperialismo estadunidense. Ainda assim o povo hondurenho deu aula de mobilização e resistência.

Só o povo na rua barra o Golpe, não há mais espaço nesse país para governos gorilas. Somos referência mundial em desenvolvimento, atingimos a condição de protagonistas no cenário político internacional. Temos um posição de destaque e liderança positiva perante nosso vizinhos latinomericanos. O crescimento do país, verificado nos últimos oito anos, está sob ameaça. Não podemos perder tudo o que conquistamos, Serra no poder e todas essas conquistas escorrerão pelo ralo, voltaremos a ser colônia dos EUA. O presidente Lula, nesses oito anos, deu dignidade ao povo brasileiro, assim como seu homônimo Hugo Chaves. Esta dignidade está sob ameaça.

Nenhum espaço para a direita golpista, só o povo na rua derruba a Ditadura.

No pasarán!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário