sábado, 4 de setembro de 2010

Ciclo de debates discute Indústria Cultural no Século 21


Walter Benjamin, Herbert Marcuse e Theodor Adorno, maiores expoentes daquilo que ficou conhecido como Escola de Frankfurt. O principal objeto de estudos desses filósofos foi o advento da Indústria Cultural. Você pode não ter o menor interesse em teoria crítica, ou talvez ache um papo chato, complicado demais, um tipo de conhecimento voltado a iniciados. De fato, o texto desse pensadores é por demais hermético, por outro lado, é fundamental para um maior entendimento do mundo de hoje. Por exemplo... O PIG, a mídia corporativa, Hollywood, MTV; todas essas porcarias que infernizam o nosso dia a dia. Os frankfurtianos vão até as raízes dessas anomalias. Vale a pena conhecer.


Vermelho

Começa este mês o ciclo de palestras e debates Produção, distribuição e consumo cultural: A Indústria Cultural no Século 21, realizado pela Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. A abertura do projeto acontecerá na sexta-feira, 10 de setembro, às 10 horas, com a palestra Redes sociais, internet e cultura digital, do professor Nestor García-Canclini.

O ciclo, que segue até novembro, é uma das iniciativas contempladas pelo Edital de Debates Presenciais do Programa Cultura e Pensamento 2009/2010. O projeto é fruto de um trabalho conjunto da Escola da Cidade, com a Editora Hedra, o curador Ricardo Musse, da Universidade de São Paulo (USP), e com os curadores associados, Afrânio Mendes Catani (USP) e Renato Gilioli (Universidade São Judas Tadeu).

Os encontros semanais acontecem às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30 e são gratuitos. Eles contarão com a presença de profissionais de diversas áreas do conhecimento, entre eles, o músico e ensaísta José Miguel Wisnik, o filósofo Vladimir Sáfatle, o antropólogo argentino radicado no México Nestor Canclini, o ensaísta alemão Robert Kurz e outros, que participarão do debate discutindo o tema da indústria cultural a partir de suas perspectivas particulares.

Ao longo dos encontros serão destacadas, ainda, as mudanças nas esferas da produção, da distribuição e do consumo cultural na contemporaneidade, os possíveis desdobramentos culturais, sociais e históricos desses campos no Século 21 e as implicações para a atuação dos diversos agentes e dos formuladores e executores de políticas culturais.

Serviço:

Local: Auditório da Aliança Francesa - Rua General Jardim, nº 182 (próximo ao Metrô República) – São Paulo.
Data: sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Horário: 10 horas
Mais informações: www.culturaepensamento.net.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário