segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ex-soldada israelense divulga fotos ao lado de prisioneiros no Facebook


Os nazistas também se divertiam com o sofrimento alheio




Uma ex-soldada das IDF (Forças de Defesa de Israel) causou polêmica na internet ao publicar fotos em que aparece ao lado de prisioneiros palestinos vendados no site de relacionamentos Facebook. Segundo a rede de TV árabe Al-Jazira e o jornal israelense Haaretz, as imagens foram encontradas por blogueiros, que as divulgaram nesta segunda-feira (16/8).

Eden Abergil, que serviu o exército até 2009, intitulou o álbum no qual as fotos estavam como “O Exército, a melhor parte da minha vida” referindo-se ao seu serviço militar obrigatório em Israel durante dois anos.

Leia mais:



Nas fotos, que aparentemente foram tiradas em 2008, a ex-soldada brinca com os telefones do quartel, sorri ao lado de dois prisioneiros algemados e posa ao lado de outro prisioneiro vendado.

Reprodução

As fotos, que foram divulgadas no próprio perfil da ex-soldada, causaram polêmica entre usuários do Facebook

"Isso parece realmente sexy", diz um comentário postado por um dos amigos Abergil no Facebook. Outro, que atribui a culpa da prisão dos palestinos a ex-soldada, recebeu resposta sarcástica de Abergil, que questionou se o prisioneiro também faria parte da rede social para poder marca-lo na legenda da foto.

Em seu perfil do Twitter, a música israelense e blogueira Dan Ya Shwartz afimou que questionou Abergil sobre a divulgação das fotos no Facebook, mas a ex-soldada não respondeu a pergunta.

“Não entendo porque você acessa os perfis das pessoas no Facebook para sempre tentar encontrar coisas ruins. Se dedique a coisas mais importantes”, respondeu Abergil, segundo Shwartz.


Segundo a edição online do jornal israelense Haaretz, outra blogueira, Lisa Goldman, fez algo semelhante e recebeu em resposta: "Não falo com esquerdistas”.

Reprodução

Apesar da condenação do exército Israelense, Abergil não pode ser punida por não servir mais o exército

O caso chamou a atenção do exército israelense, que classificou a atitude como “deplorável”. “É um comportamento vergonhoso da soldada. Levando em conta que a dispensa foi dada para Abergil no ano passado, todos os detalhes foram entregues aos comandantes responsáveis na época com o objetivo de prestarmos maiores esclarecimentos”, disse um porta-voz do exército.

No ano passado, o exército anunciou novas regras para os soldados, proibindo-os de divulgar fotos nas bases militares. Entretanto, o fato das fotos terem sido publicadas quando a soldada não fazia mais parte do exército, impede qualquer tipo de punição por parte do grupo militar.

Já para o governo palestino, que também comentou o assunto, as fotos "mostram a mentalidade do ocupante, que se orgulha de humilhar os palestinos".



2 comentários:

  1. http://www.rebento.xpg.com.br/iraque/

    http://www.rebento.xpg.com.br/iraque/index.htm

    http://www.rebento.xpg.com.br/iraque/4mai_fotos2.htm

    http://www.rebento.xpg.com.br/iraque/22mai_fotos3.htm

    http://www.vimeo.com/12402596

    http://vimeo.com/12402848

    http://vimeo.com/12403222

    http://vimeo.com/12403666

    http://vimeo.com/12403915

    ResponderExcluir