quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Educadores colombianos despedem-se de Uribe com protesto nacional


Imagen activa(Prensa Latina) A Federação Colombiana de Educadores (FECODE) levará a cabo hoje um protesto nacional em rejeição ao que qualificaram como nefasta política educativa do governo findo do presidente Álvaro Uribe.

Em um comunicado, o grêmio assinalou que a jornada se realizará nas principais cidades do país, incluída Bogotá, onde se fará uma concentração em frente à sede do Ministério de Educação.

A FECODE pontualizou que o protesto terá como objetivos centrais denunciar as indignas condições de vida dos educadores, bem como exigir o pagamento do incremento salarial do oito por cento para os professores.

Entre suas demandas também se acha o pagamento das prestações sociais, ao mesmo tempo em que recusam a privatização da educação pública.

A sua vez, a Federação manifestou sua vontade de diálogo e negociação com o governo entrante do presidente eleito, Juan Manuel Santos, que tomará posse no próximo sábado, a fim de buscar soluções aos graves problemas que chegam à educação e os direitos dos professores colombianos.

De acordo com a FECODE, nas zonas rurais do país têm sido fechadas dezenas de instituições educativas, ao que se soma o recorte de recursos e direitos trabalhistas dos docentes em várias regiões.

Durante os oito anos do governo do presidente Uribe na Colômbia foram assassinados 253 professores, enquanto várias dezenas convivem com permanentes ameaças, conforme com dados contribuídos pela organização.

A FECODE conta com 33 sindicatos filiais presentes em cada um dos departamentos do país.


Assim mesmo identifica-se como uma organização sindical que luta pelo respeito e a defesa dos direitos do setor.

Isso com o objetivo de garantir melhores condições trabalhistas e prestações ao magisterio, bem como o acesso em forma gratuita, obrigatória e de qualidade à educação pública para a criança e o jovem colombiano.



Um comentário:

  1. O Video la na escola, aqui http://www.youtube.com/watch?v=VcAHF0gEhpw&feature=player_embedded, não é nada, são apenas crianças vendo o vampiro pela frente, e para exorciza-lo cantam Lula, mais olhem o que publica o PIG, sob o ocorrido, ohhhhh Boris, isto é uma vergonha! aqui
    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,serra-visita-escola-em-favela-inaugurada-em-seu-governo,589970,0.htm

    ResponderExcluir