sábado, 7 de agosto de 2010

15° Festival Brasileiro de Cinema Universitário em SP


AdNews

15ª edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário, que estreou no Rio de Janeiro no ultimo dia 28 de julho, chega a São Paulo no próximo dia 9 de agosto, segunda-feira e se estenderá até o dia 15. Desde a estréia, em 1995, o FBCU atraiu cerca de 75 mil pessoas interessadas não somente por cinema, mas pelos caminhos do ensino do cinema e do audiovisual nas universidades brasileiras. Em São Paulo o 15º FBCU acontecerá na Galeria Olido, no Cine SESC e no Cinusp, em São Paulo. Como em todos os anos, a programação é inédita e a entrada é franca.

O FBCU é uma realização da Associação Cultural Festival Brasileiro de Cinema Universitário com os patrocínios da Oi, Petrobras, Correios, Caixa, Secretaria de Estado de Cultura - RJ e Fundo Nacional de Cultura e co-patrocínio da Prefeitura de São Paulo.

O festival tem sua origem justificada na necessidade dos universitários de criarem um espaço para exibição de seus filmes e assim propiciar a integração das escolas de cinema, através de encontros e debates de alunos, ex-alunos, professores e profissionais de cinema.

Além das mostras competitivas nacional e internacional, articuladas em torno do trabalho ainda em processo de estudantes universitários, o FBCU apresenta também a Mostra Informativa de Curtas, a Mostra Homenagem, este ano dedicada a Vladimir Carvalho, Sessões Especiais, Oficinas, Seminário, Debates, Encontros, o Projeto Sal Grosso. E a Mostra 15 anos do Dogma 95.

As atividades de 2010

Mostra Competitiva Nacional - Exibe a produção de curtas produzidos em qualquer formato que tenham sido realizados por estudantes universitários (direção e mais três funções técnicas) a partir de 2008.

Mostra Competitiva Internacional - Exibe a produção de curtas produzidos em qualquer formato que tenham sido realizados por estudantes universitários estrangeiros (direção e mais três funções técnicas) a partir de 2008. Este ano, pela primeira vez, participam também curtas nacionais.

Mostra Informativa de Curtas - O Festival tem o compromisso de exibir todos os filmes universitários inscritos no processo de seleção. Os curtas não selecionados para a Mostra Competitiva Nacional são exibidos na Mostra Informativa divididos em programas temáticos.

Mostra Homenagem - O Festival tem por tradição homenagear profissionais de cinema ligados ao ensino acadêmico ou institu ições de ensino cinematográfico. Em 2010 o homenageado será o cineasta Vladimir Carvalho, diretor dos longa-metragens “Conterrâneos Velhos de Guerra” e “Barra 68” e professor da UnB.

Sessões Especiais - Além das Mostras Competitivas, o Festival apresenta a Mostra Ex-Alunos, Infantil, Mostra de Alunos do Ensino Médio entre outras.

Encontro Internacional dos Estudantes de Cinema - Todos os convidados e o público se reunirão para uma mesa redonda para discussão dos rumos do ensino do audiovisual nas escolas, levantar questões para melhoras dos cursos e promover parcerias interinstitucionais. Dentre os diversos temas serão discutido currículo e esq uemas de produção audiovisual dentro dos cursos.

Premiação dos Curtas Nacionais e dos Curtas Internacionais - Um júri formado por profissionais da indústria, teóricos, professores e alunos convidados das universidades participantes estará presente para debater, após as exibições, os filmes com os realizadores e o público, e distribuirá prêmios àqueles que forem destaque em: Retrato da Realidade Nacional, Expressão Cultural, Pesquisa de Linguagem, Expressão Poética, Contribuição Artística, Contribuição Técnica e Construção Narrativa.

Projeto Sal Grosso - Pelo décimo ano consecutivo o FBCU irá produzir um curta metragem. Uma seleção de roteiros enviados por universitários de todo país será trabalhada dentro de uma Oficina de Roteiros que acontece durante o festival. Ao final do curso, os oficineiros escolherão um roteiro que será dirigido pelo autor, e terá sua equipe técnica formada por alunos das diversas escolas de audiovisual do país. O filme terá sua estréia na noite de encerramento do Festival Universitário de 2011. Com o Festival como empresa produtora e o apoio dos patrocinadores, este é o maior exemplo de como é fértil o encontro de pessoas diferentes com um objetivo comum. Os filmes estão aí para contar isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário