sábado, 3 de julho de 2010

Festival de filmes de horror em São Paulo e Porto Alegre


Filmes de horror conquistam espaço em duas capitais

Gênero cinematográfico é tema de festivais que acontecem em São Paulo e Porto Alegre


Foto: Divulgação

A Centopéia Humana (Primeira Sequência): polêmico filme holandês será exibido em ambos festivais

Esta semana dois festivais dedicados a filmes de horror e fantasia acontecem quase que simultaneamente nas cidades de São Paulo e Porto Alegre. Enquanto os gaúchos conferem a sexta edição do Fantaspoa - Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, o público paulista acompanha o segundo SP Terror - Festival de Cinema Fantástico.

Em comum os eventos têm apenas o tema e a exibição do longa-metragem holandês A Centopéia Humana (Primeira Sequência), produção que chacoalhou o gênero com uma premissa no mínimo inusitada: pessoas ligadas cirurgicamente por suas bocas e anús para formar uma única criatura.

"Nosso objetivo é criar uma vitrine do que acontece internacionalmente, filmes que estão escandalizando, películas premiadas, ousadas, gêneros que acreditamos estar sempre a barreira do fantástico, do permissível, do diferente criativo", disse Betina Goldman, diretora do SP Terror, em entrevista ao iG.

Enquanto o evento paulista luta para conquistar espaço no calendário de festivais, o gaúcho completa seis anos em busca de reconhecimento internacional, firmando-se como um dos mais importantes eventos do gênero no continente.

"O objetivo do evento não é ser um festival importante no Rio Grande do Sul, mas ser o maior evento da Américo Latina e referência mundial. Nesta edição temos sessões comentadas por diretores todas as noites, com um total de 11 convidados internacionais", explicou João Pedro Fleck, um dos diretores gerais do Fantaspoa.

Apesar das diferenças, a existência de ambos festivais comprova o interesse do público em conhecer mais um gênero que no Brasil tem como grande - e para muitos único - representante o personagem Zé do Caixão, do cineasta José Mojica Marins.

Serviço

II SP Terror - Festival de Cinema Fantástico
duração: de 01 a 08 de julho
programação no site oficial:
www.spterror.com

VI Fantaspoa - Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre
duração: de 02 a 18 de julho
programação no site oficial:
www.fantaspoa.com/2010




Nenhum comentário:

Postar um comentário