quarta-feira, 23 de junho de 2010

Usuários consomem LSD pelo globo ocular na Espanha





BBC

As autoridades de saúde da Espanha detectaram uma nova forma de consumo de drogas entre os usuários do país: trata-se da aplicação de LSD no globo ocular.

Segundo um relatório oficial, a técnica, que começou a ser detectada no final do ano passado, estaria sendo utilizada pelos usuários para acelerar os efeitos alucinógenos da droga, e seria mais barata que o método usual.

De acordo com o documento, produzido pela Federação para o Estudo, Prevenção e Assistência aos Dependentes de Drogas (FEPAD), o consumo do LSD por via oral levaria pelo menos 40 minutos para produzir os primeiros efeitos.

Já a nova técnica, para a qual seria usada uma quantidade muito menor da substância, levaria cerca de 15 minutos para produzir as primeiras alucinações.

Riscos

O método de consumo de drogas pelo globo ocular consiste na aplicação do LSD sobre a conjuntiva - uma membrana que recobre a parte externa do olho e a parte interna da pálpebra – com a ajuda de um pequeno pedaço de papel.

Ao entrar em contato com a mucosa ocular, a droga se dissolveria de maneira rápida.

Segundo o relatório, esta forma de consumo acelera os efeitos da droga porque, ao não passar pelo fígado, que processa o que é ingerido por via oral, a substância chega mais rápido ao sistema nervoso central.

A FEPAD alerta que o método, que foi registrado na região de Valência, pode causar diversos efeitos nocivos.

Segundo o relatório, “o LSD é uma substância que gera fortíssimas alucinações, altera a percepção e leva à perda de controle”, podendo causar danos ao sistema nervoso central.

Além disso, a nova técnica de consumo da droga também pode ocasionar cegueira, de acordo com o organismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário