terça-feira, 22 de junho de 2010

Barbárie: nova Lei do Arizona prevê deportação em massa de mexicanos

Imagen activaMéxico, 22 jun (Prensa Latina) Mais de 600 mil mexicanos poderão ser deportados pela aplicação da lei anti-imigrantes SB 1070 de Arizona, Estados Unidos, estimam aqui deputados federais.

Legisladores dos Partidos Ação Nacional (no governo), Revolucionário Institucional (PRI) e da Revolução Democrática (PRD) assinalaram a necessidade de aprovar recursos financeiros para fazer frente ao possível regresso em massa de connacionales.

Segundo os parlamentares, é preciso que o Orçamento de Egresos da Federação, em 2011, inclua uma parte específica a fim de apoiar às mais de 600 mil pessoas que podem retornar após a aplicação da referida lei no vizinho do norte.

Em agosto próximo entrará oficialmente em vigor a SB 1070, subscrita em 23 de abril pela governadora Jan Brewer; mediante a norma jurídica, as autoridades desse território estadounidense ficarão facultadas a deter a qualquer suspeito de ser migrante indocumentado.

Para o presidente da Comissão de Orçamento e Conta Pública, Luis Videgaray, a SB 1070 também lesionará a economia mexicana, pois dificultará o enviou de remessas e o comércio na zona fronteiriça, sobretudo no norteño estado de Sonora.

Temos que encontrar qual é a forma legal de lidar com isso, sem dúvida a Câmera de Deputados não pode ser omissa, temos que gerar dentro de nossos alcances tudo o que possamos ser feito para apoiar os migrantes em matéria de orçamento, e ajudar às comunidades que se verão afetadas por esta Lei ou , disse o parlamentar.

Não obstante, considerou prematuro falar nestes momentos de qualquer viabilidade orçamental; isso será feito no mês de setembro, quando poderão se fazer avaliações precisas sobre a possibilidade de qualquer fundo e programa específico, assinalou.

Para o parlamentar priísta David Penchyna Grub, existe a vontade política de apoiar economicamente o regresso de milhares de migrantes a conta da SB 1070, mas as decisões vão depender do monto de rendimentos do próximo ano.

A titular da Comissão de População, Fronteiras e Assuntos Migratorios da Câmera de Deputados, a panista Norma Leticia Salazar, destacou a preocupação existente entre as autoridades locais de zonas colindantes com Estados Unidos.

Presidentes municipais solicitaram a intervenção da Comissão para que se antecipem recursos econômicos a suas prefeituras pelos efeitos que causará a SB 1070, explicou.

Há temor e as presidências municipais são instâncias fronteiriças que regularmente atendem aos connacionales emigrantes, valorizou Salazar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário