segunda-feira, 8 de março de 2010

PM de José Serra reprime com violência manifestação de moradores de favela


Núcleo duro do fascismo paulista


Brasília Confidencial


A Polícia Militar de São Paulo reprimiu na manhã de hoje, 08/03, um protesto de moradores de uma favela do bairro do Jabaquara, que durou mais de 12 horas. Eles bloquearam a uma das principais avenidas da região, ateando fogo em madeira e pneus. A manifestação, iniciada no final da tarde de domingo e estendida até as primeiras horas desta manhã, ocorreu por causa de um morador que foi baleado durante uma abordagem policial. Segundo a versão da PM houve uma troca de tiros onde jovem foi atingido e, em seguida, encaminhado para um pronto-socorro da região.

O episódio é mais um a engrossar as estatísticas da violência policial ocorridas no governo José Serra (PSDB), suposto candidato à presidência da república, que tem se notabilizado por ações truculentas, sobretudo contra a população mais pobre. No ano passado, o número de mortos em confronto com a polícia de Serra subiu 27% em relação ao ano anterior (549 em 2009 contra 431 em 2008).

Esta mesma polícia tem reagido de forma excessiva – inclusive com o uso de gás de pimenta – nos protestos de moradores de bairros alagados e nas manifestações da população contra o aumento das tarifas de ônibus, autorizadas pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), principal aliado do governador paulista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário