quarta-feira, 17 de março de 2010

Até tu Brutus: PSTU faz coro com o PIG e ataca Cuba



A nova parceria anti-Cuba


Sugestão do leitor Astrojildo Carrara


Quem diria hein, um partido que se anuncia como extrema-esquerda, defende a ditadura do proletariado e a revolução permanente, fazer coro com a direita na nova onda de ataques a Cuba. Esta vaga ataques a Cuba, como todo mundo já percebeu, faz parte de uma ofensiva internacional de combate aos governos populares latino-americanos, é o velho Tio San querendo recuperar o seu quintal.

Que o PIG se engaje em mais essa cruzada não é novidade, estranho seria se não o fizesse, o que impressiona é até o PSTU embarcar nessa. Pra quem não conhece, o PSTU é um partido fechado, que se articula como uma seita de iniciados, todas as suas propostas e práticas nos movimentos sociais tem como único fim a Revolução Comunista Mundial. Pouco importa se o assunto em debate são melhorias no banheiro na faculdade, os militantes deste partido querem saber de que forma estas melhorias poderão contribuir para o "Grande Dia". Os membros do PSTU só tem olhos para a Revolução, pouco importa questões imediatas; as eleições, as enchentes, a violência social, a Reforma Agrária, a ofensiva do PIG, a questão palestina, o MST, a violência policial, o pré-sal, os dribles do Neymar, o terremoto no Chile, o BBB, a greve dos professores de São Paulo. Tudo isso são miudezas para quem trabalha full time pela Revolução.

E pra completar, vai uma historinha pessoal.

Em 2002, no ano em que Lula finalmente venceu as eleições para presidente do Brasil, tempo em que eu era bicho da USP, fui assediado (no bom sentido, ou no mau?) por um militante do PSTU. O mesmo estava orientando o pessoal a votar no Serra, pois segundo ele o Brasil não aguentaria mais quatro anos de sistema neoliberal, haveria uma baita crise econômica, o país quebraria, haveria ondas de saques, caos. Nessa conjuntura catastrófica, surgiriam as condições subjetivas para a Revolução Proletária. Então brotaria a liderança do PSTU, que seria o guia na transição para uma sociedade socialista. Avisa o FMI, chegou o Grande Dia!

Será que eles continuam pensando assim?

Segue o texto do PSTU:

Correio Internacional: A morte de Orlando Zapata e as liberdades em Cuba

A morte do preso cubano Orlando Zapata Tamayo, logo após uma longa greve de fome, tem provocado uma grande polêmica internacional. É que as circunstâncias do caso e sua repercussão internacional têm jogado luz à atuação do governo cubano e que atitude devem tomar as organizações de esquerda em casos como este. Muito mais profundamente, o debate deve nos levar a questão do que é atualmente o estado cubano, assim como o contexto geral dentro do qual deve se dar a análise do caso e a postura a se adotar.

Quem era Orlando Zapata Tamayo?

A maioria das organizações de esquerda saiu na defesa intransigente do governo cubano e denunciam que a repercussão da mídia é uma nova campanha imperialista contra o que consideram “o último bastião do socialismo”.

O primeiro argumento neste sentido, é que ele não eram um “preso político” mas um marginal, um delinqüente anti-social que aproveitou sua condição de preso para apresentar-se como “dissidente” e começou a ser utilizado pela mídia imperialista. Tal acusação, porém, falsifica absurdamente a realidade. Por isso, é necessário ver como funciona o sistema penal cubano e quem era realmente Orlando Zapata. Porque é a partir desta questão que se começa a entender a realidade do que ocorreu.

Os órgãos oficiais de Cuba e quem os apóiam tratam de mostrar Zapata Tamayo como um “preso comum”, alegando que foi detido varais vezes nos anos 90, acusado por delitos como “fraude”, “desordem pública” e “agressões” .É sobre esta ficha jurídico-policial que se apoiam os órgãos do PC cubano para caracteriza-lo como “delinqüente”.

O sistema judicial cubano, pelas razões que logo veremos, está completamente viciado. Mas vamos supor que Zapata Tamayo cometeu esses delitos pelos quais foi preso nos anos 90. Contudo, esses mesmos órgãos oficiais “esquecem” o fato de que, em dezembro de 2002, não foi detido por nenhum desses delitos, mas por ter se transformado em um opositor ao regime. Granma, jornal oficial do PC cubano, disse que foi liberado sob fiança em 9 de março de 2003 e, segundo ele, “voltou a delinqüir no dia 20 do mesmo mês”. A que se deveu essa última detenção? O que significa para Granma ‘voltar a delinqüir”?

Para continuar lendo, PSTU



4 comentários:

  1. Caro Cappacete e leitores, Leiam no blog Terra Goyazes, mais um capítulo da série A Idade das Trevas, inventário sobre o ruinoso período do tucanato no poder (1994-2002)! No ar e na rede o capítulo: O mito da eficiência da iniciativa privada, no endereço: http://terragoyazes.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Um mensagem ao José Maria de Almeida,

    Hoje eu vou sambar na pista, você vai de galeria
    Quero que você me assista, na mais fina companhia
    Se você sentir saudade, por favor, não dê na vista
    Bate palma com vontade, faz de conta que é turista

    Roda Mundo (roda-gigante). Roda moinho! Roda pião!!

    ResponderExcluir
  3. Você acha que os caras se aburguesaram?

    ResponderExcluir
  4. Nobre camarada, se a pergunta é para mim... a minha resposta é que viraram Barbie!!

    É ano eleitoral. Sabemos muito bem os recursos nada convencionais que o PIG faz. Ultrapassa os limites do TERRORISMO.

    Relaxando um pouco camarada, mas colocando o dedo na ferida... acho muito legal a foto do Corisco. Acho o fenômeno "Banditismo do Nordeste" muito pouco divulgado e, ninguém comenta que de norte a sul do país é o que a gente mais vê.

    "Havia nos anos trinta, no nordeste brasileiro. Onde algumas sociedades lutavam pelo dinheiro. Corriam por suas terras os coronéis em pé de guerra, beatos e cangaceiros..."

    Há um tempo atrás, se falava de bandidos
    Há um tempo atrás, se falava em solução
    Há um tempo atrás, se falava em progresso
    Há um tempo atrás, que eu via televisão

    Galeguinho-do-Coque não tinha medo, não tinha, não tinha medo da perna cabeluda

    Biu-do-olho-verde fazia sexo, fazia, fazia sexo com seu alicate

    Ói: Sobe morro, ladeira, córrego, beco, favela
    A polícia atrás deles e "eles" no rabo dela
    Acontece hoje e acontecia no sertão, quando um bando de macaco perseguia Lampião. E o que ele falava, muitos hoje ainda falam:

    "Eu carrego comigo: coragem, dinheiro e bala!"

    Em cada morro uma história diferente. Que a polícia mata gente inocente.
    E quem era inocente, hoje, já virou bandido pra poder comer um pedaço de pão todo fodido

    Banditismo, por pura maldade
    Banditismo, por necessidade
    Banditismo, por uma questão de classe

    (Chico Science)

    "O que divide os homens não são as coisas, são as idéias de que eles têm das coisas, e as idéias dos ricos são bem diferentes das idéias dos pobres".

    Josué de Castro, um cidadão do mundo. Mas não viveu para ver restabelecida sua condição de cidadão brasileiro. Foi um profeta, um homem a frente de seu tempo.

    "... este é um crime político que a ditadura militar tem que debitar na sua imensa conta. A morte dele no exílio."
    BETINHO

    Josué de Castro rompeu com geografia clássica, incorporando uma das dimensões explicativas mais importantes, que foi a da análise política, para desvendar a significação e conseqüências do desenvolvimento espacial desigual e o fenômeno da alimentação dentro dos princípios geográficos. Assim, caracterizou um mapa da problemática e propôs soluções para o combate a fome e o sub desenvolvimento a partir do equilíbrio regional.
    Consciente da diferença entre as causas naturais e sociais da fome e o desequilíbrio regional pretendia provocar uma mudança de atitude, e incorporar características fundamentais do humanismo nos projetos de desenvolvimento vigentes naquela época. Percebia que as medidas para acelerar o crescimento econômico dos países após a Segunda Guerra Mundial relegavam a plano secundário a questão da eqüidade e estavam promovendo uma crescente desigualdade, o aumento da pobreza e o alastramento da fome, tornando mais vulneráveis e dependentes os países do Terceiro Mundo.

    ResponderExcluir