sábado, 5 de dezembro de 2009

Livro homenageia Noel Rosa


Editora Expressão Popular lançará na próxima terça-feira, dia 8, livro do professor Luiz Ricardo Leitão sobre a vida e obra do Poeta da Vila

Livro homenageia Noel Rosa










Às vésperas do ano de centenário de vida do músico e poeta Noel Rosa, a Editora Expressão Popular lançará na próxima terça-feira (8) o livro “Noel Rosa: Poeta da Vila, Cronista do Brasil”, de autoria do escritor, tradutor e professor Luiz Ricardo Leitão. O lançamento será realizado no Salão Nobre do Instituto de Letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).


No livro, o autor busca inserir Noel Rosa na galeria dos poetas e prosadores que, por meio de sua obra, contribuem para o entendimento do processo de formação socioespacial do país.


De acordo com Leitão, a obra é dividida em duas partes: “a primeira recapitula a vida e a obra musical do compositor; e a segunda é uma longa digressão sobre os motes explorados por Noel em suas canções, cujos temas são os mais amplos possíveis, desde os tradicionais motivos da metafísica amorosa até os mais prosaicos dilemas da vida cotidiana e as contradições da imprevisível política da nossa Bruzundanga”.


O lançamento do livro de Luiz Ricardo Leitão abre o ciclo de homenagens que serão prestadas à Noel Rosa em 2010, ano em que completaria 100 anos de vida. Noel Rosa nasceu em 1910 no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, onde viveu e morreu aos 27 anos.


O autor explica que, na obra, “além de tecer algumas observações sobre a biografia do artista, associa a sua criação musical à obra de escritores como Gregório de Matos, Machado de Assis e Lima Barreto, todos eles mestres na sublime arte de interpretar o sentido e a formação do Brasil”.


Serviço:

Lançamento do livro “NOEL ROSA – POETA DA VILA, CRONISTA DO BRASIL”, escrito por Luiz Ricardo Leitão e ilustrado por Gilberto Maringoni.

Dia 8 de dezembro de 2009

Local: Salão Nobre do Instituto de Letras da UERJ

Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco F, 11º andar, Maracanã, Rio de Janeiro.

A partir das 18h 30.



Programação

18h30 – Breve sessão de apresentação da obra ao público

Participação Musical: Duo Lacrimae & músicos da Banda CAp-UERJ


19h30 / 21h30 – Coquetel e noite de autógrafos


Brasil de Fato




Um comentário:

  1. O Bloco Cultural Carnavalesco "Eu sou eu, jacaré é bicho d´água é de Vila Isabel" parabeniza o Luiz Ricardo pelo livro e convida para os festejos do aniversário de Noel e Abertura do Centenário em 11 e 12 de dezembro 0 www.jacare.blog.br.

    Teremos o maior prazer em divulgar o livro nas nossas atividades.

    Um abraço

    Sergio Rosa srosa@alternex.com.br

    ResponderExcluir