sábado, 21 de novembro de 2009

Dois Documentários



A produção de documentários no Brasil está cada vez mais profícua, muitos documentaristas estão se propondo a contar a História brasileira de forma crítica, bem distante da Ditabranda da Folha e das vulgaridades da Rede Globo. A história de Manuel Fiel Filho está sendo exibida em forma de documentário no Festival de Brasília, Eduardo Escorel irá mostrar em doc a trajetória do grande cineasta Leon Hirszman, autor de "Eles Não Usam Black-tie". E parece que está para estrear em circuito comercial "Cidadão Boilensen", de Chaim Litewski, vencedor do festival "É Tudo Verdade". A safra é muito boa.

Sarney, FHC e Jarbas Passarinho são vaiados em documentário sobre Manoel Fiel Filho

ALESSANDRO GIANNINI
Editor de UOL Cinema, enviado especial a Brasília*
O documentário "Perdão, Mister Fiel", de Jorge de Oliveira e co-direção de Pedro Zoca, causou polêmica na noite desta quinta (19), no 42o. Festival de Brasília. O longa-metragem brasiliense que concorre na mostra competitiva reconstitui, por meio de encenações dramáticas e depoimentos, a morte do operário Manoel Fiel Filho em setembro de 1976, nos porões do DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna), em São Paulo.
  • Reprodução

    "Perdão, Mister Fiel" reconstitui a morte do operário Manoel Fiel Filho


O assassinato de Fiel Filho pelos agentes da repressão deflagrou a mudança de comando do Segundo Exército pelo presidente Geisel e iniciou o processo, lento e gradual, que levaria à redemocratização do país. Por várias vezes, alguns dos personagens que dão depoimento no filme foram vaiados, como os ex-presidentes José sarney e Fernando Henrique Cardoso, além do ex-ministro Jarbas Passarinho.



Convite CPDOC
CONVITE PARA SESSÃO

Documentário sobre o diretor do Cinema Novo, Leon Hirszman, realizado por seu amigo e companheiro de trabalho. O filme refaz a trajetória do cineasta através de sua obra e de imagens de arquivo. Usando inúmeros depoimentos do próprio Leon, Eduardo Escorel traça a síntese das esperanças e das frustrações de toda uma geração.

O debate contará com presença do diretor Eduardo Escorel.

O Cineclube FGV é uma iniciativa ligada à Pós-Graduação em Cinema Documentário da FGV. As sessões são gratuitas e abertas ao público.

Deixa que eu falo
Direção: Eduardo Escorel

26 de novembro, quinta-feira, às 19h
Local: Fundação Getulio Vargas - Sala 305 (3º andar)
Praia de Botafogo 190, Rio de Janeiro

A FGV não permite o acesso
de pessoas com shorts ou bermudas nem com sandálias tipo havaiana.
CPDOC/FGV
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, 14° Andar - Botafogo • Rio de Janeiro • 22253-900
Internet: http://www.fgv.br/cpdoc




Nenhum comentário:

Postar um comentário