segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Garis fazem paralisação em SP em protesto contra demissões


Lixo acumulado na região central de São Paulo

Lixo acumulado na região central de São Paulo, presente de Kassab para seus eleitores, e olha que ele quer ser governador. São Paulo, cidade chiqueiro!


G1


Sindicato espera adesão de pelo menos 20% da categoria.

Prefeitura cortou verba de varrição na cidade.

Garis em toda a cidade de São Paulo cruzaram os braços na manhã desta segunda-feira (21) em protesto contra a demissão de mais de 1.800 trabalhadores, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco). O comando do movimento espera que a adesão à paralisação seja de 20% da categoria (ou 1.660 dos 8.300 garis).


De acordo com o presidente do sindicato, José Moacyr Pereira, a reivindicação da classe é de que as demissões sejam interrompidas. Em agosto, a Prefeitura exigiu o corte de 20% nos serviços das empresas que cuidam da limpeza urbana.

Pereira afirmou que tal medida ocasionou a demissão de funcionários. “Começou em agosto, com 568 demissões consolidadas. Agora, temos 1.300 em aviso prévio”, disse.

Ainda conforme o líder sindical, não havia um balanço sobre a paralisação. Ele afirmou, porém, que a região que mais deverá ser afetada é a central. “O Centro da cidade já está com o número reduzido de varredores”, declarou.

Pereira reiterou, no entanto, que a paralisação não tem como meta prejudicar a população. “O objetivo é mostrar à população que, se tiver demissões, aí sim haverá prejuízo.” O futuro do movimento será decidido durante a tarde desta segunda.

Procurada pelo G1, a Secretaria Municipal de Serviços, da Prefeitura, informou que não possuía ainda um posicionamento sobre a paralisação. O sindicato patronal também foi contatado, mas não retornou as ligações até a publicação desta reportagem.


Um comentário:

  1. CAPPACETE, estamos sentindo sua falta lá nos meus blogs.

    Vá esquecer por lá, um pouco, esta triste realidade.

    Combinado?

    Um abraão carioca,meu irmão!

    ResponderExcluir