quarta-feira, 17 de junho de 2009

A mosca da Folha







Eis a mosca da Folha, não a mosca na sopa, do anarquista Raul Seixas. A metáfora do Raul dizia respeito a oposição que continuava a incomodar a ditadura, apesar de toda a repressão, uma oposição insistente, cotidiana e silenciosa, daqueles que sempre davam um jeito de driblar a censura e a vigilância. Resistentes silenciosos que atuavam na imprensa nanica, nos sindicatos, nos grêmios estudantis, nas ruas, entre os trabalhadores. A Folha, em seu mais novo ardil, tenta se colocar na condição de oprimida, com um comercialzinho ridículo, dando uma de coitada, a Folha da ditabranda, pobrezinha... O comercial já está no ar há alguns dias, muitos blogueiros já comentaram, mas uma imagem hoje me fez pensar mais a fundo no reclame da FSP.



Obama, rápido e preciso, esmaga uma mosca, bela metáfora, acho que o Obama anda aprendendo com aquele a quem ele costuma chamar de " o cara!".

3 comentários:

  1. Muito boa essa, Obama parafraseou os Racionais:

    "Desacredita, nem pensa, só naquela. Se uma mosca ameaça me cata piso nela, O bico deu mó guela, Ró. Letra: Vida loka"

    ResponderExcluir
  2. Está um pouco ali em cima o trecho que me chamou a atenção. Na "matéria" sobre Mosca, Raul e Obama,algo sobre o "silêncio resistente" dos trabalhadores da Imprensa Brasileira nos anos de chumbo da ditadura. Os que resistiam passivamente isto é o "silêncio resistente"? E desde quando passividade tem a conotação de resistência? ... E também onde está o herói que deve ser celebrado pelo seu "silêncio resistente"? ... No meu entendimento deve estar onde se pode conceber "oposição insistente, cotidiana e silenciosa" como algo heróico, ainda mais vindo de um jornal com a história de isenção ideológica que a FPS tem? Um dos maiores "dedos duros" da grande imprensa brasileira, junto com outros veículos de informação de massa. Hoje faz coro com os que ficaram em cima do muro - entenda-se "resistentes silenciosos", ou tomaram partido abertamente a favor da entrega da autonomia brasileira aos americanos; e tenta de forma tacanha "louvar" quem se posicionou a favor da conservação de patrimônio brasileiro gerido por brasileiros, com este pedido de perdão que jamais terá. É necessário também aprender a escrever ou pelo menos ler - sensura, escrita deste modo????????

    ResponderExcluir
  3. Olá seu anônimo, faz tempo que escrevi este post e esqueci de ver os comentários. Primeiro, realmente escrevi CENSURA com S, SENSURA, um erro crasso, reconheço, escrevo muito rápido e as vezes não reviso, mas estou atento a isso, é possível que haja outros erros em minhas postagens, vou ficar mais atento. Quanto a oposição silenciosa, quis dizer no sentido de não fazer barulho, ou não muito barulho, estou me referindo a um período de extrema repressão, em que não havia como se manifestar senão na surdina. Também não fiz menção apenas aos trabalhadores da Imprensa e sim a todos os que queriam se manifestar contra a ditadura. Enfim, vou me policiar mais, e quanto ao senhor, seu Anônimo, seja mais claro em suas idéias, mais conciso, certos trechos de seu texto são de difícil compreensão.

    ResponderExcluir